Faça uma doação ao Blog PTlhando New's


quarta-feira, 20 de outubro de 2010

@@@ Especialistas descartam manipulação de resultados de pesquisas.

Senador Sérgio Guerra acusou instituto Vox Populi de favorecer Dilma Rousseff (PT) em pesquisa divulgada hoje




Após as acusações do senador Sérgio Guerra, presidente nacional do PSDB, que chamou a pesquisa presidencial do Vox Populi divulgada hoje de “sem vergonha”, cientistas políticos ouvidos pelo iG afirmaram não acreditar em manipulação de resultados por parte do instituto. O levantamento colocou a petista Dilma Rousseff 12 pontos à frente do tucano José Serra.

Segundo Murillo de Aragão, cientista político e sócio da consultoria Arko Advice, não haveria razões para que o instituto favorecesse um determinado candidato. “O Marcos Coimbra (presidente do Instituto Vox Populi) não pode fazer o instituto dele trabalhar com erros. Ele vai fazer o possível para que as pesquisas dele sejam mais precisas. O sucesso do seu negócio é ser o mais correto possível”, afirmou Aragão.

O sociólogo e cientista político Antonio Lavareda diz que não há como fazer um julgamento precipitado dos resultados por parte do Vox Populi. “Parto do suposto que os institutos se comportam dentro de um padrão ético requerido. Uma vez que, eventualmente, o resultado seja muito discrepante, aí ele terá de se explicar, mas não posso fazer juízo antecipado”, defendeu.

Para Lavareda, é difícil que continuem a ocorrer grandes diferenças de resultados entre os institutos daqui pra frente. “A tendência já apresentada em outras eleições é que a maioria dos institutos tenha números convergentes”, disse.”

Alessandra Oggioni e Piero Locatelli, iG
Matéria Completa, ::Aqui::

Nenhum comentário:

Postar um comentário